Pesquisa

ICB

Login: Senha:
Home » Serviços » Extensão » Screening Farmacológico

Prestação de serviço de screening

 

A prestação de serviço de screening, através de ensaios de binding, inscreve-se nas atividades do Setor de Screening Farmacológico do laboratório de Farmacologia Bioquímica e Molecular do ICB e está diretamente relacionada às atividades de pesquisa inseridas no programa de pesquisa em Desenvolvimento de Fármacos e do INCT-INOFAR. Esta prestação de serviço visa determinar a afinidade de substâncias candidatas a fármacos para diferentes receptores.

Ciente da necessidade de desenvolver know-how em planejamento e desenvolvimento de novos fármacos no país, o Prof. François Noël iniciou em 1997 uma colaboração interdisciplinar, inicialmente com químicos do próprio CCS – UFRJ (LASSBio; LQB) e depois estendida a pesquisadores de outras universidades como UNB, UFG e UCB, visando o desenvolvimento de novos candidatos a fármacos os quais tem sua propriedade intelectual protegida através de depósito de patentes nacionais e internacionais. Tendo considerável tradição no uso da técnica de binding para estudar a interação fármaco-receptor, o laboratório passou a oferecer colaborações sob a forma de prestação de serviço ou, preferencialmente, sob a forma de colaboração científica.

Os resultados destes ensaios farmacológicos são essenciais para alimentar a modelagem das moléculas através do estabelecimento de relação estrutura-atividade. No âmbito desta linha de trabalho, nosso laboratório também envolve o estudo detalhado do mecanismo de ação molecular de certas moléculas ligantes ativas eleitas como "hits".

Uma vez que vários pesquisadores e empresas brasileiras já tiveram que enviar amostras para fora do país para obter tais resultados, pareceu coerente a oportunidade de nacionalizar esta parte do processo. De acordo com as diretrizes do Ministério de Ciência e Tecnologia e dos Institutos de fomento à pesquisa que incentivam (ou até exigem) a colaboração com o setor farmacêutico produtivo, o laboratório passou a oferecer esse serviço à comunidade. Tal prestação de serviço especializado constitui uma forma de transferir tecnologia e know-how para o mercado (farmoquímico/farmacêutico) e assim “abrir” a Universidade (e o ICB) para a Sociedade.

PortfolioLFBM_050115.pdf


Contato: Prof. François Noël (fnoel@icb.ufrj.br); Tel: 3938-6732

Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Molecular
Instituto de Ciências Biomédicas
Sala J1-17 do Centro de Ciências da Saúde - CCS
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ PortfolioLFBM_050115.pdf
Av. Carlos Chagas Filho, 373 -CEP: 21941-912 - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - Brasil
Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/596



Instituto de Ciências Biomédicas - Av. Carlos Chagas, 373 - bl.K, 2º andar, sala 35 - Prédio do Centro de Ciências da Saúde

Cidade Universitária, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ, CEP 21941-902

Tels.: 2562-6674/6714 | E-mail:gabinete@icb.ufrj.br