Pesquisa

ICB

Login: Senha:
Home » Programas » Graduação » Anatomia

Anatomia

Programa de Graduação em Anatomia

Desde a sua criação, há mais de 200 anos atrás, o Departamento de Anatomia, atual Programa de Graduação em Anatomia, tem se dedicado a ensinar a organização do corpo humano para estudantes de diversos cursos de graduação da universidade. Atualmente o Programa de Graduação em Anatomia do ICB/ UFRJ oferece disciplinas na área de Morfologia para os cursos de graduação em Medicina, Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Ciências Biológicas, Educação Física, Física Médica e Saúde Coletiva. São oferecidas 34 disciplinas de graduação para praticamente todos os cursos da área da saúde, atendendo a um total de aproximadamente 1.200 alunos por ano. O Programa é coordenado pelo professor Rogério Panizzutti e conta com 25 docentes, 5 técnicos em Anatomia e Necrópsia e uma média de 100 monitores por ano. Os docentes do programa dedicam-se ao ensino, à produção de conhecimento e às atividades de extensão. Estas atividades se potencializam, se refletindo em uma alta qualidade de ensino.

Para a realização das atividades práticas de ensino o Programa de Graduação em Anatomia possui um Anatômico, coordenado pela professora Jane Faria e localizado no subsolo do bloco F do prédio do CCS. As atividades com os alunos incluem aulas com peças cadavéricas e peças plastinadas, e atividades de dissecção. Para a realização destas atividades o Anatômico possui 6 salas com bancadas para as aulas práticas e dissecções, auditório, sala de disseção, ossário e salão para preparação e armazenamento das peças cadavéricas. 

Para que alguns alunos possam se aprofundar no estudo da Anatomia e auxiliem os professores na atividades de ensino de Anatomia contamos com um amplo Programa de Monitoria, coordenado pelo Professor Paulo Louzada. Alunos de graduação são selecionados em um concurso anual para a monitoria. Os monitores selecionados recebem treinamento em atividades de dissecção, alem de auxiliar nas aulas práticas de Anatomia.

O Programa de Graduação em Anatomia foi pioneiro no nosso país na utilização da técnica de plastinação para a conservação permanente de peças cadavéricas. Este trabalho surgiu a partir da iniciativa inovadora da professora Suzanne Queiroz que trouxe esta técnica para o Brasil. Através da injeção de resina de silicone a técnica de plastinação permite que as peças sejam preservadas em suas formas originais, com ausência de odor e umidade, maior durabilidade e não toxicidade. As peças plastinadas são amplamente utilizadas nas aulas do Programa de Anatomia, além de serem importantes recursos didáticos em atividades de extensão, como o curso “Um Mergulho no Corpo”, destinado à capacitação de professores do Ensino Médio, e o projeto “Ciência Sobre Rodas”, que visa a divulgação científica nas escolas municipais no Rio de Janeiro.

A Unidade de Plastinação do Programa de Anatomia do ICB possui cerca de 1.000 peças anatômicas isoladas de humanos e de animais. O setor conta com uma equipe multidisciplinar que trabalha na confecção das peças, incluindo a professora Jane Faria, a professora Suzanne Queiroz, o biólogo Almir Lobo e o técnico em Anatomia e Necrópsia Genaro Amaral. Além disso, os alunos de graduação que exercem a função de monitores das aulas de Anatomia, também participam do processo de confecção das peças plastinadas.

A estrutura física e de pessoal do Anatômico também tem sido utilizada para cursos de extensão que envolvam o uso de peças cadavéricas como, por exemplo, cursos de técnicas cirúrgicas em cadáveres. Estes cursos são realizados durante os finais de semana ou no período de férias escolares e envolvem obrigatoriamente conteúdos diferentes dos conteúdos básicos dos cursos de graduação e pós-graduação. O público-alvo destas atividades são professores em formação continuada, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais e público em geral. Os cursos são coordenados por professores do Programa de Anatomia e contribuem para a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais da saúde.  

No corredor do Anatômico existe ainda uma exposição permanente com peças anatômicas e documentos históricos, que contam um pouco da trajetória deste programa /departamento bicentenário.


Grade curricular


Docentes


Instituto de Ciências Biomédicas - Av. Carlos Chagas, 373 - bl.K, 2º andar, sala 35 - Prédio do Centro de Ciências da Saúde

Cidade Universitária, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ, CEP 21941-902

Tels.: 2562-6674/6714 | E-mail:gabinete@icb.ufrj.br