Pesquisa

ICB

Login: Senha:
Home » Programas » Graduação » Farmacologia

Farmacologia

Ensino de Farmacologia no ICB

O atual Programa de Graduação em Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)/UFRJ conta com 20 docentes, todos com título de Doutor, e com formação em áreas diversas e complementares.

 

A farmacologia se definida genericamente como a ciência que estuda a ação dos fármacos, apresenta uma grande interface com disciplinas afins como fisiologia, biologia celular e  bioquímica, e desta forma, na sua aplicação mais básica, ela contribui para o entendimento do funcionamento do organismo.

O programa de Farmacologia é responsável pelo ensino de farmacologia básica e clínica em todas as carreiras da área da saúde, bem como na psicologia e ciências biológicas (modalidades: biomedicina e biofísica). As disciplinas contam com aulas práticas, permitindo aos alunos sedimentarem os conceitos transmitidos nas aulas teóricas. Elas têm como objetivo capacitar os graduandos a identificarem formas de garantir maior eficácia terapêutica com o mínimo de riscos ao paciente, contribuindo assim também para a construção a posteriori de equipes de saúde multidisciplinares.

 O programa oferece anualmente aos alunos de graduação da UFRJ um estágio didático (monitoria) em que eles participam de disciplinas colaborando com o ensino de graduação de várias maneiras. O número de vagas depende do número de bolsas disponibilizado pela universidade.

Links de interesse:

União Internacional de Farmacologia Básica e Clínica

Sociedade Brasileira de Farmacologia Terapêutica e Experimental


Grade curricular


Docentes


Instituto de Ciências Biomédicas - Av. Carlos Chagas, 373 - bl.K, 2º andar, sala 35 - Prédio do Centro de Ciências da Saúde

Cidade Universitária, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ, CEP 21941-902

Tels.: 2562-6674/6714 | E-mail:gabinete@icb.ufrj.br