Home » Laboratórios » Pesquisa » Laboratório de Neuroplasticidade

LABORATÓRIO DE NEUROPLASTICIDADE

Docentes:

Fernanda Tovar-Moll (fernanda.tovarmoll@idor.org)

Patricia Pestana Garcez  (ppgarcez@icb.ufrj.br)

Roberto Lent (rlent@icb.ufrj.br)

For information in English click here

O Laboratório de Neuroplasticidade, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ  trabalha em forte parceria com o Laboratório de Conectividade Cerebral, do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, tendo como objetivo o estudo dos fenômenos de reorganização cerebral que ocorrem durante ou após o desenvolvimento embrionário, em função de influências genéticas ou ambientais, patológicas ou naturais, em animais e nos seres humanos.

Para realizar esse objetivo, utiliza técnicas de neurobiologia celular incluindo cultura organotípica de tecido nervoso, técnicas histológicas de rastreamento axônico seguidas de reconstrução tridimensional ao microscópio, imunocitoquímica de moléculas relevantes aos fenômenos estudados, técnicas de quantificação da composição celular absoluta de encéfalos e regiões de interesse, bem como neuroimagem por ressonância magnética de animais e humanos e métodos eletrofisiológicos e magnéticos de registro da atividade cerebral.

São as seguintes as linhas de pesquisa atualmente em execução:

(1)   Plasticidade cortical e calosa após amputação de um dos membros – estudo com pacientes e modelos animais: visa identificar as alterações funcionais e estruturais do córtex cerebral e do corpo caloso que ocorrem com a amputação, especialmente relacionadas à conectividade intercortical.

(2)   Plasticidade cortical em casos de disgenesia do corpo caloso – estudo com pacientes e em modelos animais: visa identificar a ocorrência de feixes e conexões aberrantes, bem como sua funcionalidade, no cérebro de animais e seres humanos que nascem com defeitos na formação do corpo caloso.

As duas regiões corticais ativas em repouso (em vermelho e em azul) são conectadas por um feixe alternativo ao corpo caloso, cruzando pela comissura posterior do mesencéfalo. A imagem foi adquirida de um paciente com disgenesia do corpo caloso. Tovar-Moll et al. (2014) PNAS USA

(3)   Composição celular absoluta no cérebro humano: visa identificar variações no número absoluto de neurônios e células gliais ao longo da vida dos indivíduos, e comparar os dados em cérebros de indivíduos cognitivamente sadios com outros portadores da doença de Alzheimer. Visa também correlacionar os indicadores de celularidade com parâmetros de neuroimagem por ressonância magnética.

(4)   Diferenças entre os sexos na composição celular absoluta do cérebro e regiões específicas, em diferentes idades – visa verificar se há, e em que consistem, diferenças quantitativas de neurônios e células gliais influenciadas pelo sexo dos indivíduos.

As mulheres superam os homens no número de neurônios e de células gliais no bulbo olfatório: Oliveira-Pinto et al. (2014) PLoS ONE.

O Laboratório de Neuroplasticidade está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas (Mestrado e Doutorado) e ao Programa de Pesquisa em Neurociência Básica e Clínica do ICB. Também vincula-se ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neurociência Translacional do Ministério da Ciência e Tecnologia. Os recursos para o seu trabalho de pesquisa provêm de diferentes fontes, entre elas o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Capes-MEC, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro, e o Ministério da Saúde.

Além da parceria com o Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), o laboratório desenvolve também uma intensiva parceria com  o Banco de Cérebros da Faculdade de Medicina da USP.

Fazem parte do laboratório, em caráter permanente:

1. Roberto Lent, Professor Titular (Chefe do Laboratório)
  2. Fernanda Tovar-Moll, Professora Adjunta
  3. Patricia Pestana Garcez, Professora Adjunta
  4. Camila Lopes, Técnica de laboratório
  5. Lena Dalva Rubim Pereira, Secretária

Os seguintes pós-doutores e alunos de pós-graduação realizam seus trabalhos, teses e dissertações no laboratório:

1. Bruna Valerio Gomes, Doutorado
  2. Camila Gomes, Mestrado
  3. Carlomagno Pacheco Bahia, Pós-Doutorado
  4. Daniel Menezes Guimarães, Doutorado
  5. Danielle Rayêe, Doutorado
  6. Diego Szczupak, Doutorado
  7. Emily Castro Fonseca, Doutorado
  8. Isabelle Simard, Doutorado
  9. Juliana Andrade, Mestrado
  10. Raissa Rilo Christoff, Doutorado
  11. Rodrigo Jorge Vianna Barbosa, Doutorado
  12. Theo Marins, Doutorado

Além disso, muitos alunos de Iniciação Científica, bolsistas PIBIC e IC-CNPq, realizam seus estágios nas diferentes linhas de pesquisa do laboratório.

Além das atividades científicas, o Laboratório de Neuroplasticidade realiza diferentes projetos de divulgação científica, especialmente voltados para o ensino de ciências na rede pública municipal. Dentre esses, ressalta o projeto “Ciência sobre Rodas”, em convênio com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação, no qual um grupo de professores e alunos leva semanalmente um veículo equipado com instrumentos, modelos biológicos e material áudio-visual, a escolas públicas municipais, onde ministra atividades práticas e lúdicas de divulgação cientifica para as crianças.

Para acessar os trabalhos mais recentes do laboratório, clique nos links abaixo:

Localização do laboratório: Bloco F do Centro de Ciências da Saúde, sala 1-31. Telefones: +55-21-2562-6469 ou 2562-6471.