Pesquisa

ICB

Login: Senha:
Home » Programas » Pesquisa » Bioengenharia e Terapia Celular

Pesquisa em Bioengenharia e Terapia Celular

O Programa de Bioengenharia tem como missão realizar pesquisas científicas que visem ao desenvolvimento de novas tecnologias para a melhoria da saúde humana. O Programa de Bioengenharia abrange grupos de pesquisa básica, aplicada e clínica, que além da pesquisa acadêmica propriamente dita realizam atividades de educação/difusão, desenvolvimento tecnológico  e assistência.

O Programa está sediado no Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, onde estão localizados a maior parte de seus grupos de pesquisa. Existem ainda outros grupos  internos e externos a UFRJ que estão articulados em torno dos grandes temas de interesse comum. São eles: 

- A produção e caracterização de novos biomateriais para aplicação no reparo de diversos tecidos, como pele, nervo, osso e cartilagem e para liberação controlada de fármacos.

- A caracterização química, morfológica e cristalográfica do processo de biomineralização e de nanopartículas magnéticas.

- O controle da proliferação e da diferenciação celulares com vistas à manipulação eficiente de células tronco ou progenitoras a serem utilizadas em terapia celular;

- O estudo da biologia celular e da imunomodulação nas terapias celulares com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a fisiopatologia de processos naturais como o envelhecimento, o desenvolvimento de doenças degenerativas e do câncer. 

- O papel do microambiente tecidual como determinante do comportamento celular em diversos processos fisiopatológicos com vistas à busca por novas terapias regenerativas.


 


Docentes


Instituto de Ciências Biomédicas - Av. Carlos Chagas, 373 - bl.K, 2º andar, sala 35 - Prédio do Centro de Ciências da Saúde

Cidade Universitária, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ, CEP 21941-902

Tels.: 2562-6674/6714 | E-mail:gabinete@icb.ufrj.br