Pesquisa

ICB

Login: Senha:
Home » Programas » Pesquisa » Farmacologia e Inflamação

Pesquisa em Farmacologia e Inflamação (PFI)



O programa de Farmacologia e Inflamação (PFI) é um programa interdisciplinar voltado para o entendimento das redes de sinalização celular em vertebrados e invertebrados, visando à descoberta de novos alvos moleculares para o desenvolvimento de fármacos e para estabelecer as bases para abordagens terapêuticas inovadoras e individualizadas. 


As linhas de pesquisa que compõem o PFI convergem para o estudo das interações entre sistemas biológicos com micromoléculas endógenas e exógenas e suas variações genéticas, os mecanismos de sinalização mediada por receptores, canais, enzimas e transportadores e as redes de comunicação celular envolvidas em processos fisiopatológicos. 

A interdisciplinaridade é característica da farmacologia moderna, que transita entre as ciências biológicas e da saúde, integra as disciplinas biomédicas clássicas e tem interfaces com a química, a fisiologia, a física e mesmo as humanas, no campo da etnofarmacologia. No planejamento e realização de seus experimentos, os pesquisadores do PFI aplicam conhecimentos de diversas áreas e metodologia de ponta de biologia celular e molecular, bioquímica, imageamento e eletrofisiologia. Os focos de interesse atualmente incluem os mecanismos celulares e moleculares envolvidos no processo inflamatório secundário a processos infecciosos, no câncer, nas doenças degenerativas renais, cardiovasculares e neurológicas e nos distúrbios neuropsiquiátricos. O PFI é fortemente comprometido com a formação de recursos humanos para docência e pesquisa em Farmacologia. A diversidade temática e metodológica e a abordagem vertical da ciência básica à aplicada oferecem aos estudantes vinculados aos laboratórios do PFI um ambiente de pesquisa altamente estimulante, que os prepara para a atuação acadêmica e para o mercado emergente de pesquisa e desenvolvimento na indústria farmacêutica e biotecnológica nacional. 

Os pesquisadores/orientadores que compõem a base do PFI são, em maioria, jovens pesquisadores, que vêm se estabelecendo de forma independente, com financiamentos individuais de diversas fontes, incluindo auxílios internacionais e da indústria farmacêutica ou obtidos de editais competitivos. Em relação às atividades acadêmicas, este grupo vem apresentando índices crescentes de produtividade científica. Destaca-se ainda que a integração deste corpo de pesquisadores/orientadores já se faz naturalmente, formando pequenas redes de interação dentro do PFI, e participando de grandes redes na UFRJ e com outras instituições nacionais e no exterior.


Neurônios do gânglio trigêmeo em cultura - imageamento de cálcio
Neurônios do gânglio trigêmeo em cultura - imageamento de cálcio


PRÓXIMOS EVENTOS DO PFI:


Docentes


Instituto de Ciências Biomédicas - Av. Carlos Chagas, 373 - bl.K, 2º andar, sala 35 - Prédio do Centro de Ciências da Saúde

Cidade Universitária, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ, CEP 21941-902

Tels.: 2562-6674/6714 | E-mail:gabinete@icb.ufrj.br