Home » Programas » Pesquisa » Neurociência Básica e Clínica

Pesquisa em Neurociência Básica e Clínica

Imageamento do cérebro

A missão do Programa de Neurociência Básica e Clinica do ICB e’ promover a integração e fomentar interações entre grupos de pesquisa atuando em áreas afins, visando o desenvolvimento de pesquisas de ponta que integrem o estudo de mecanismos básicos envolvidos em vários aspectos da Neurociência e suas implicações clinicas, quer seja na prevenção, no diagnostico ou no tratamento das doenças do sistema nervoso.

O Programa abrange um conjunto de pesquisadores e laboratórios pertencentes ao Instituto de Ciências Biomédicas e ao Instituto de Bioquímica Medica da UFRJ, e ao Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa. Alem das atividades de pesquisa básica e/ou clinica, os pesquisadores que integram o Programa desenvolvem atividades didáticas aos níveis de Graduação e Pós-Graduação, alem de atividades assistenciais e de extensão universitária.

Em sua configuração atual, o Programa e’ formado por 14 pesquisadores cujas pesquisas incluem, de forma ampla, investigações (1) da formação, desenvolvimento e conectividade do sistema nervoso central, (2) da sinalização neuroquímica entre células que compõem o sistema nervoso central (especialmente os neurônios e a glia), (3) da farmacologia dos processos cognitivos e formação de memórias, (4) dos mecanismos de controle da diferenciação de células-tronco, (5) das bases moleculares e celulares das demências e doenças neurodegenerativas, (6) das alterações morfológicas e funcionais que acometem o cérebro em doenças neurológicas, e (7) dos processos patológicos envolvidos na degeneração de nervos periféricos e centrais. Tais estudos revelam mecanismos fisiopatológicos e iluminam o desenvolvimento de abordagens terapêuticas inovadoras visando prevenir ou tratar as doenças do sistema nervoso, caracterizando a natureza translacional da pesquisa nesta área.