Pesquisa

ICB

Login: Senha:

Revista Bio ICB

Twitter

Carregando os dados do twitter...


Home » Revista Bio ICB » Divulgação Científica » Acompanhe a construção do novo prédio do ICB

Acompanhe a construção do novo prédio do ICB

     O novo prédio do Instituto de Ciências Biomédicas começou a ser construído no terreno do antigo estacionamento entre os blocos F e G do Centro de Ciências da Saúde, com recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e da UFRJ, administrados pela Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB).

      O projeto executivo foi elaborado pela empresa Archi-5 Arquitetos Associados, vencedora de licitação organizada pela FUJB, com base em projeto básico do Atelier Universitário da UFRJ, comum aos demais prédios de extensão dos blocos do CCS que fazem parte do Plano Diretor da UFRJ. As fundações, estrutura e telhado serão entregues até janeiro de 2014 pela empresa EMPA Engenharia, vencedora de uma segunda licitação organizada pela FUJB. A seguir terão início as obras de acabamento e instalações do Bloco 1 do prédio, no qual funcionarão 9 laboratórios, o biotério, 3 unidades técnicas multiusuárias e a administração. A previsão para inauguração do Bloco 1 é no primeiro semestre de 2015, com capacidade de pleno funcionamento. Na sequência, a obra terá continuidade com o acabamento dos Blocos 2 e 3.

      O prédio foi concebido dentro das normas atuais de biossegurança, com corredores técnicos em cada andar, de acesso restrito ao pessoal credenciado (professores, técnicos e alunos de iniciação científica e pós-graduação), e corredores sociais com acesso ao pessoal de administração, visitantes etc. Os laboratórios constituirão módulos de 50 m² (para professores adjuntos), 100 m² (para professores associados), e 150 m² (para professores titulares), todos dotados de refrigeração central modularizada, bancadas, capelas e outros recursos. Além disso, 4 laboratórios compartilhados serão disponibilizados para alojar professores recém concursados em grupos temáticos de 3 ou 4, por tempo definido e desempenho científico avaliado.

       O biotério de experimentação será vinculado ao CEPECAL (Centro de Pesquisa em Ciência de Animais de Laboratório), cujas instalações de criação estão previstas para funcionar no prédio do CCS-2, a ser construído no terreno ao lado do Corpo de Bombeiros. Esse biotério foi construído sob consultoria técnica da Arquiteta Maria Christina Pessoa, da Fundação Oswaldo Cruz, especialista em biossegurança e biotérios. Disporá de salas de manutenção dos animais de experimentação, bem como unidades de procedimentos (cirurgia, cultura de tecidos e outros) e unidades de comportamento animal. Desse modo, os alunos e professores poderão realizar seus experimentos sem retirar os animais do ambiente do biotério, preservando melhor a sua integridade, bem como otimizando o espaço dentro dos laboratórios.

      A expectativa do instituto é que as novas instalações possam alavancar o desempenho científico dos professores e alunos, abrindo para a UFRJ um novo horizonte para as pesquisas biomédicas, que se juntará à excelência das demais unidades de pesquisa básica do CCS, em integração translacional com as unidades profissionais.

      Clique no mês desejado e acompanhe o desenvolvimento das obras em fotos:

Junho de 2013

Julho de 2013

Agosto de 2013

Setembro de 2013

Outubro de 2013

Novembro de 2013

Dezembro de 2013

Janeiro de 2014


Instituto de Ciências Biomédicas - Av. Carlos Chagas, 373 - bl.K, 2º andar, sala 35 - Prédio do Centro de Ciências da Saúde

Cidade Universitária, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ, CEP 21941-902

Tels.: 2562-6674/6714 | E-mail:gabinete@icb.ufrj.br