Home » Revista Bio ICB » Matérias Anteriores » Administrador: uma das profissões mais antigas da Humanidade

Administrador: uma das profissões mais antigas da Humanidade

Por Fabrício Ribeiro

Podemos considerar que a administração é uma das profissões mais antigas da Humanidade, presente no mundo desde quando o homem passou a viver coletivamente. Desde a construção das pirâmides egípcias à organização hierárquica e distribuição de tarefas na formação da Igreja Católica Romana, percebemos claramente princípios e elementos que são utilizados até hoje na gestão de uma pequena empresa ou em uma grande multinacional.

Com o advento do Mercantilismo, percebe-se uma evolução da administração dos sistemas de produção, da administração monetária e da administração pública, sem que a profissão existisse formalmente ou teóricos escrevessem algo destinado a explicá-la. Mas, com a Revolução Industrial, tais práticas, princípios e elementos organizacionais foram agrupados, aprofundados e formalizados a ponto de surgir teorias e estudos sobre a Ciência da Administração. Daí surgem pensadores como Taylor, Gilbreth, Fayol, Max Weber e Oliver Sheldon.

Desde o século XIX, essa ciência evoluiu constantemente e hoje percebemos a administração em todos os organismos empresariais, governamentais e sociais. As visões estratégica, sistêmica e sócio-ambiental vem ganhando, nos últimos anos, mais força na formação de novos profissionais que buscarão atuar em áreas como marketing; finanças e controle; operações e logística; recursos humanos; estratégia empresarial; e administração internacional.

Para um profissional de administração os desafios são amplos: muitas das vezes é possível direcionar o todo ou trabalhar com uma parte (sem perder a visão holística dos objetivos e resultados esperados). Exemplificando, você pode administrar uma rede de hospitais ou uma pequena empresa de exportação, pode ser diretor financeiro de um grupo esportivo ou ser um analista de orçamento e controle da prefeitura de sua cidade.

O importante para qualquer administrador, em qualquer posição de carreira ou empresa, é ter conceitos sólidos, visão sistêmica do ambiente, desafios e oportunidades, estratégia para modelar e implementar as ações e, é claro, monitorar sempre.

Fabrício Ribeiro é gerente de Planejamento e Controladoria da TV Globo.