Home » Revista Bio ICB » Matérias Anteriores » Reabilitação Cardiopulmonar para pacientes com câncer na tireoide

Reabilitação Cardiopulmonar para pacientes com câncer na tireoide

Por Laís Santos

Pacientes com câncer na tireoide vêm recebendo atenção especial da equipe da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, que desenvolve, desde maio de 2008, um programa de atividade física supervisionada para quem está em tratamento contra a doença no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

O projeto de Reabilitação Cardiopulmonar para Pacientes com Câncer na Tireoide teve início no Laboratório de Fisiologia do Exercício (Labofise). Os profissionais recebem os pacientes de segunda a sexta, das 7h30 às 12h, que passam pelos exercícios de reabilitação duas vezes por semana.

Cada sessão consiste em um programa de atividade aeróbia, esteira ou bicicleta durante 1 hora, mais exercícios de alongamento e de relaxamento, num total de aproximadamente 1h30 de atendimento para cada paciente.

O programa é o projeto de doutorado de Patrícia Vigário, do Labofise.
- O objetivo é aprimorar a capacidade cardiopulmonar, a composição corporal e a qualidade de vida de pacientes com hipertireoidismo subclínico – explicou Patrícia.

Segundo a pesquisadora, o local tem capacidade para atender quatro pessoas por vez e a demanda normalmente não é espontânea. Os pacientes são geralmente encaminhados ao projeto por médicos do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

- Mas isso não impede a entrada de pacientes atendidos em outros hospitais – avisou Patrícia.

O Laboratório de Fisiologia do Exercício fica no 2º andar do prédio da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, no campus Ilha do Fundão. Os interessados devem entrar em contato com a pesquisadora Patrícia Vigário pelo telefone (21) 2562-6825.