Pesquisa

ICB

Login: Senha:

Revista Bio ICB

Twitter

Carregando os dados do twitter...


Home » Revista Bio ICB » Pergunte ao Professor » COLUNA PERGUNTE AO PROFESSOR - CONHEÇA OS PROFESSORES DO CURSO DE BIOMEDICINA UFRJ E SUAS LINHAS DE PESQUISA CIENTÍFICA

COLUNA PERGUNTE AO PROFESSOR - CONHEÇA OS PROFESSORES DO CURSO DE BIOMEDICINA UFRJ E SUAS LINHAS DE PESQUISA CIENTÍFICA

Ciência: explosão de adrenalina e muito trabalho!

 Começando a nossa série de entrevistas com professores do ICB, eu tive o prazer de entrevistar o professor Fábio Mendes. Ele hoje trabalha com comunicação celular, ou seja, sua pesquisa consiste no entendimento da “conversa” entre células, identificando por quais vias de sinalização isso acontece, tanto no desenvolvimento embrionário quanto em processos patológicos, como o câncer, e os novos genes que conseguem modular essas vias.  Esta área de pesquisa é muito importante para entender a diferenciação celular, que direciona cada célula para a sua função. Por exemplo, algumas células vão compor o sistema nervoso, outras a região do olho. 

No momento, ele utiliza embriões de rã, pois formam as principais estruturas em dois dias e têm um tamanho grande a ponto de detalhes serem vistos a olho nu. Este modelo é útil para testar esses genes novos, que possuem grande homologia com genes humanos. O Professor Fabio está iniciando o trabalho com genética humana de fato.

 Se você pensa em fazer pesquisa biomédica, o professor Fábio deixou claro que é um trabalho árduo, porém, se você gosta, é extremamente compensador.

“A frustração é constante, mas quando você consegue fazer o que precisa ser feito com êxito e assim consegue publicar o seu trabalho, parece que isso te renova. Você tem aquela explosão de adrenalina e de felicidade quando você tem o seu artigo aceito e isso te renova para o próximo”. 

Uma dica importante do professor: estudar no exterior. Na opinião dele isto é crucial na hora de conseguir uma vaga, pois é uma experiência excepcional não só de intercâmbio científico, mas também cultural. Desta forma, o aluno tem a oportunidade de trazer experiências novas para o Brasil, podendo aprimorar suas técnicas, estudos e conhecimento. Sendo assim, é uma experiência válida para qualquer área da biomedicina e não só para a pesquisa científica. 


Instituto de Ciências Biomédicas - Av. Carlos Chagas, 373 - bl.K, 2º andar, sala 35 - Prédio do Centro de Ciências da Saúde

Cidade Universitária, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ, CEP 21941-902

Tels.: 2562-6674/6714 | E-mail:gabinete@icb.ufrj.br